Lagoa do Bacuri - Um "paraíso" desconhecido
A Lagoa do Bacuri é considerado o maior corpo hídrico do Leste do Maranhão (alcançando aproximadamente 24 Km de extensão e 5 Km de largura) e está localizada entre os municípios de São Bernardo e Magalhães de Almeida, estando sua maior parte neste último município.
Apresenta enorme importância no equilíbrio ecológico regional, além de prover alimentação e água potável à comunidade ribeirinha. Também é um importante cartão-postal regional, uma vez que turistas de outros estados e cidades vizinhas apreciam sua beleza nas férias de final de ano e finais de semana.
Mas apesar de todas as características paisagísticas apresentadas no local, nossa lagoa ainda é pouco conhecida. Não há muito conteúdo a seu respeito na internet e não há investimento em Turismo local (a não ser um balneário que nunca foi terminado na área de domínio político de Magalhães de Almeida), o que nos leva a entender que muito ainda deve ser feito para que este bem natural se torne conhecido e possa ser preservado pela população local e turística. Uma boa iniciativa seria a implantação de projetos escolares em prol da conscientização das crianças a esse respeito.
Vale ressaltar que este corpo hídrico vem sendo poluído pela própria comunidade local, pois é muito comum vermos sacolas, garrafas, tecidos, vidro, latas, pneus e outros objetos jogados às suas margens e todo esse lixo é levado para as águas com as enxurradas de inverno que começam no final do ano. Alguns turistas também desfrutam de toda a hospitalidade oferecida gratuitamente pela natureza e descartam o lixo produzido lá mesmo e esse tipo de comportamento traz sérios prejuízos ambientais não só para a Lagoa em si, mas também para seus afluentes (Rio Buriti e outros corpos d'água menores) e para o Rio Parnaíba que recebe as águas da Lagoa, isso sem contar o impacto negativo para a fauna local.
Com base em tudo isso, fica nosso apelo aos banhistas e moradores locais, que possam cuidar melhor da nossa maior riqueza local que é a Lagoa do Bacuri e garantir às futuras gerações um ambiente saudável de lazer e apreciação da natureza.
Blog Earth Animmal agradece sua visita!
Comentários
Postar um comentário